O funcionamento de uma caldeira é muito importante, pois é através desse grande recipiente que utilização a vaporização transformando em energia na indústria. A caldeira é um equipamento que gera vapor construído com instrumentos térmicos possui a finalidade de modificar a água utilizando a queima de qualquer tipo de combustível. São muito uteis em empresas e industriais que necessitam de altas temperaturas como indústrias químicas, petroquímicas e em diversos segmentos industriais. Através da caldeira o vapor é gerado e segue com alta pressão por seus tubos.
O trabalho da caldeira consiste em aquecer a água e gerar o vapor utilizando dois métodos bem simples com os tubos de fogo e o tubo de água. As caldeiras mais antigas eram utilizadas com tubos de fogo, montada com tanques de água que percorriam os canos. Os gases aquecidos com fogo atiçado com carvão ou madeira passavam esses canos esquentando a água no tanque formando a geração de vapor para utilização nos processos industriais. Com o passar dos anos esse tipo de caldeira considerada mais perigosa foram sendo trocadas, pois o tanque ficava inteiramente sob pressão e provavelmente o tanque estourasse, a explosão poderia atingir pessoas e provocar acidentes sérios e fatais. Confira variados cursos de Vasos e Caldeiras e se qualifique!
Caldeiras tubulares de água
Com a chegada da tecnologia e praticidade se tornou comum à utilização das caldeiras tubulares de água. Esse tipo de caldeira toda água percorre através do conjunto de tubos que é fixado na passagem dos gases quentes do fogo produzido. É mais seguro, porém alguns acidentes podem ocorrer, o que exige que também neste modelo mais atual de caldeira haja uma inspeção e manutenção frequente. Um recipiente componente da caldeira muito importante é o queimador, elemento que fica separado e acoplado diretamente à caldeira. O combustível é utilizado para a alimentação da caldeira é queimado no queimador e liberado para a caldeira surgindo o vapor necessário para a produção. Os óleos e os gases são mais utilizados para acender as caldeiras nos dias de hoje.
A liberação e a queima do combustível aquece a água transformando-a em vapor passando por toda pela tubulação. Existem alguns tipos de caldeira e conforme cada qual essa passagem pode se diferenciar e acontecer de duas maneiras com o fogo ou gás sendo enviado através de tubos entrando na caldeira e por fim cercados pela água, esse tipo de caldeira é Flamotubular considerada uma das mais utilizadas. Outro tipo de caldeira é chamado de Aquatubular, e sua função é diferente com o sentido oposto com a água correndo através de vários tubos e combustão enviada para dentro da caldeira aquecendo a água e a transformando em vapor. Esse modelo de caldeira é utilizado quando se é necessário mais vapor
Exigência das caldeiras
As exigências propostas na NR 13 visam à segurança de muitos trabalhadores que operam vasos de pressão e caldeiras, esses equipamentos necessitam de constante manutenção. Em alguns casos, a falta de manutenção de um profissional pode causar explosão do equipamento causando acidentes. O cilindro da caldeira deve ser drenado e limpo com prazos determinados, pois a quantidade de minerais e nitritos pode entupir os canais, o óleo deve ser aplicado aos tubos, deixando sempre lubrificados.
A inspeção dos tubos da caldeira também é necessária evitando corrosão ou vazamentos, o indicador de pressão deve ser vistoriado constantemente, verificando qualquer anormalidade na pressão. É de extrema importância seguir a norma vigente de inspeção, essas devem ser seguidas rigorosamente evitando acidentes ou custos para a empresa.