Laudo de Caldeiras de Vasos de Pressão

As caldeiras e vasos de pressão são recipientes que fabricam a vaporização e através desse processo distribuem energia para várias empresas e denominações. É necessário que esses equipamentos sejam fiscalizados e inspecionados obedecendo à norma vigente. Após a verificação e inspeção minuciosa do profissional habilitado para tarefa, será emitida um lauda em que constará a real situação da caldeira e vasos de pressão. Essa anotação deverá ser em um registro de segurança que deverá constar a data e o tipo de inspeção realizada e os demais itens avaliados conforme a inspeção, ao findar, o profissional colherá a assinatura de um operador da caldeira comprovando a inspeção e adequação da NR13.

É importante de extrema importância que toda documentação necessária da caldeira esteja próxima a sua instalação, esse prontuário é fornecido do fabricante acompanhando a caldeira e deve constar; Código de proteção e ano de edição, materiais específicos, conjunto de desenhos demais dados, procedência da fabricação, montagem e inspeção em conformidade a PMTA, dados dos dispositivos de segurança, tipos de funcionalidade e ano de fabricação. Esses documentos são relevantes para uma inspeção completa, caso as descrições do recipiente necessite ser deslocada, o responsável deverá fixar uma cópia legível em seu lugar. Confira variados cursos de Laudos e Caldeiras e se qualifique!

Qualificação de operador de caldeira

Para que as exigências da NR13 sejam devidamente cumpridas o profissional deverá dispor de certificado de treinamento de segurança de caldeiras com estágio comprovado, possuir o treinamento de segurança em caldeiras, comprovação de no mínimo três anos no ramo. Para os que pretendem entrar em um curso de qualificação de operador de caldeira o principal pré- requisito é ter no mínimo ensino básico completo.  Comprovar a experiência em caldeiras o profissional já com a conclusão do curso deverá ter em mãos o prontuário de histórico fornecido pelo curso, prescrição na carteira de trabalho e testemunho de duas pessoas.

O tempo de experiência será contado juntamente com as interrupções datadas e a capacitação é limitada em equipamentos somente treinados anteriormente, ou seja, a operação será somente efetuada na caldeira em que praticou a qualificação. Caso haja interesse de troca de caldeiras diferentes é necessário estágios para melhorar o desempenho.

Indicações de riscos envolvidos

Existem muitos riscos envolvidos que podem ser fatal caso não seja cumprida as leis de segurança da NR 13, o procedimento de inspeção é muito importante e nessas averiguações são apontadas as seguintes causas de desaprovação de caldeiras e vasos de pressão. A apresentação de válvula de segurança com pressão de abertura estabelecida em valor igual ou inferior à PMTA, como também a acumulação em instrumentos que indiquem a pressão, Injetor independentemente do sistema principal nas caldeiras a combustível sólido.

As válvulas de segurança ajustadas com abertura na PMTA deverão se projetadas, instaladas e mantidas adequadamente assim como sua quantidade e o local deve atender aos códigos ou normas técnicas. As caldeiras com superfície de aquecimento de 47m2 devem possuir duas válvulas de segurança sendo permitido acrescentar pressão durante a descarga com válvulas abertas de no máximo 6% da PMTA. As exigências fazem parte da segurança e qualquer descuido pode ser fatal ao trabalhador.

 

laudonr13