Laudo e Inspeções de Caldeiras NR 13

Em 1994 foi revista e regulamentada a Norma Regulamentadora conhecida pela sigla NR-13, esse atualizado regimento é de extrema necessidade e importância pondo em segurança, trabalhadores e empregados que compõe o quadro industrial no manuseio de caldeiras, vasos de pressão e similares. As caldeiras a vapor tem função importante, pois provindo de sua capacidade de evaporação utiliza-se a energia. Bem aproveitado em várias condições, o vapor pode ser produzido com algumas variantes de pressão como baixa, alta, saturado e superaquecido, geralmente sua operação vem de caldeiras específicas.  Segundo a NR-13 todos os equipamentos que servem de recipiente para a vaporização de fluídos ou água são considerados caldeiras e essas podem ser instaladas em transportes como navios, caminhões respeitando a norma e aplicando todos os itens necessários de segurança.

São existentes variados tipos de caldeiras e esses podem ser encontrados no Manual técnico de Caldeiras e Vasos de Pressão, os dispositivos de vaporização podem ser conhecidos como caldeira cornuália, caldeiras horizontais, caldeira Lancashire, caldeiras multitubulares de fornalha interna, caldeiras a vapor, caldeiras multitubulares de fornalha externa, caldeiras escocesas e caldeiras locomotivas e locomoveis. É importante saber que pode ocorrer algum mal entendido em relação a recipientes que podem ser confundido como caldeiras, o Manual técnico é estritamente direto ao dizer que alguns equipamentos que podem gerar chama direta ou gases aquecidos como geradores e fornos, não se encaixam no quadro de caldeiras e esses são os Refervedores, Reboiler, Kettle e TLE, pois utilizam fluido térmico e não o vaporizam. Confira variados cursos de Laudos e Caldeiras e se qualifique!

Equipamentos e funções na caldeira

A caldeira possui vários fatores relevantes para seu bom funcionamento e veremos alguns desses determinantes e suas atividades funcionais. Um desses equipamentos importantes no funcionamento da caldeira é o Trocador de calor, conhecido também como pré-aquecedor, esse tem a função de aumentar a temperatura do ar dando passagem aos gases residuais. Outro elemento da caldeira é o Economizador, tem a funcionalidade de abrasar a água que alimenta o recipiente, fica posicionado nos tubos de aço na parte superior da caldeira no tambor. Já o superaquecedor tem sua função de aumentar o estado da água formando o vapor saturado, deixando mais seco, esse contém ducto lisos e rígidos resistindo altas temperaturas superaquecendo o vapor.

A tubulação da caldeira contém uma parede d’água que pode ser dianteira traseira ou se encontrar na lateral, sua construção podem apresentar espaçamento ou em tangentes. Seu funcionamento é simples age para resfriar a caldeira circulando o fluxo da água que contorna as paredes, podem subir e descer na tubulação conduzindo de maneira sincrônica toda gravidade da evaporação.

A caldeira conta também com a presença dos separadores de vapor que funciona para reter a água vaporizada, permitindo que entre no superaquecedor totalmente seca. Defletor também é um auxiliar importante esse contém algumas chapas fixadas no dorso da tubulação de vapor criando então uma câmara para que o vapor dos tubos geradores entre.

Os tubos de purga contínua assim como os outros componentes que fará a caldeira operar de forma adequada pode ser encontrada abaixo do estado da água, contem perfurações e é destinado a fazer coletas analisando os sólidos como fosfato, Ph, sulfito, alcalinidade e outros elementos da água.

 

 
laudonr13