Caldeira a vapor industrial

As caldeiras a vapor são equipamentos industriais que tem a função de produzir e acumular vapor com pressão atmosférica elevada com aproveitamento de qualquer fonte de energia. Alguns equipamentos similares são utilizados em unidades de processo utilizando refervedores, o vapor pode ser usado em diversas situações como baixa e alta pressão assim como saturado e superaquecido, tem a capacidade de produzir diferentes tipos de equipamentos como a própria caldeira com várias fontes de energia. Todo operar de caldeira deve ser habilitado para manusear o equipamento, seguindo as leis propostas da NR 13. Segundo a norma técnica alguns veículos podem ser capazes de receber esse tipo de recipientes como, por exemplo, navios e caminhões, mas é de extrema importância que respeitem as regulamentações por segurança.

A NR-13, manual técnico de caldeiras e vasos de pressão é estritamente clara ao indicar que não deverão ser entendidos como caldeiras alguns equipamentos como os trocadores de calor do tipo Reboiler, Kettle, Refervedores e TLE, pois sua construção é controlada por critérios referentes a vasos de pressão assim também como os equipamentos com serpentina diretamente exposta a chama ou gases aquecidos ou sem o acumulo de vapor como os fornos, geradores de circulação forçada e outros. Seguir essas normas é estritamente importante, pois evitará imprevistos e possíveis gatos dentro da indústria. Confira o curso de operador de caldeira e fique por dentro.

Funcionamento de caldeiras a vapor

Com a finalidade transformar água no estado líquido em vapor de água, as caldeiras são muito úteis e seu principal componente vem calor oriundo da queima de combustíveis. A água em estado líquido é colocada no reservatório do recipiente com uma bomba hidráulica, esse reservatório por sua vez fica em contado com o calor iniciado pela queima do combustível. Com temperatura da água aumentando inicia-se o processo de evaporação em que a água do estado líquido dá origem ao vapor de água.

Esse por sua vez é diretamente ligado por meio de tubulações que vai até o local onde será processado. Quanto maior a temperatura e pressão em que se encontra o vapor d’água maior será sua capacidade de realizar o trabalho, a água passa de sua forma líquida para sua forma gasosa, adquire-se um aumento de pressão dentro da caldeira. Por serem robustos capazes de aguentar grandes pressões, as caldeiras possibilitam um maior aproveitamento além de um bom funcionamento por muitos períodos. Os geradores de vapor ou caldeiras frequentemente estão ligados a diversos outros instrumentos como trocadores de calor ou turbinas, recebendo o auxilio de diversos processos produtivos.

Manutenção em caldeiras

Na possibilidade de explosão do equipamento de uma caldeira devido a falta de manutenção o recipiente pode provocar explosões ou incêndios. A manutenção desses equipamentos é de extrema importância,  o cilindro peça fundamental da caldeira deve ser drenado e limpo em períodos específicos, pois a quantidade de materiais inorgânicos e nitritos pode entupi-los, o óleo lubrificante deve ser inserido rigorosamente aos tubos, mantendo-os sempre lubrificados.

A inspeção dos tubos da caldeira deve ser periódica evitando a corrosão ou vazamentos de pressão deve sem monitorado constantemente. A verificação de qualquer anormalidade na pressão deve ser inspecionada e anotada seguindo a Norma Regulamentador n° 13 que estabelece que a manutenção e inspeção das caldeiras devam ser rigorosamente seguidas a fim de evitar acidentes ou custos para a empresa. Alguns custos significativos ligados a acidentes, em forma de multa numa fiscalização e até mesmo o impedimento de funcionalidade da caldeira, paralisando os trabalhos indústria.