Inspeção em Caldeiras

Todo recipiente utilizado para gerar e acumular vapor com águas e fluídos são denominados como Caldeiras. O vapor pode ser utilizado em várias condições tanto como baixa e alta pressão, superaquecidos e saturados. Esse esquema de vaporização é muito utilizado há décadas e com o avanço da tecnologia esses recipientes vêm se tornando indispensáveis em grandes e médias indústrias. As caldeiras quando em atividade adquirem alta pressão atmosférica como fonte de energia. Podem ser úteis em variados veículos seguindo sempre a Norma Regulamentadora aplicada a cada objeto fixado específico.

A inspeção nas caldeiras é de extrema importância, pois devido a essa manutenção evitam-se complicações como acidentes seriíssimos envolvendo trabalhadores. A Norma regulamentadora no Brasil estabelece critérios rigorosos na inspeção desses equipamentos recipientes, partindo do princípio em que a inspeção e manutenção principal redutor de acidentes. As caldeiras a vapor são bastante utilizadas e ganham algumas vantagens em relação às outras, com capacidade para grandes volumes acolhe cargas de variados modos inclusive as flutuantes. Essas caldeiras são consideradas de fácil construção e são muito bem avaliadas devido seu custo inferior.

Instalação de caldeiras a vapor

A instalação de uma caldeira a vapor consiste em algo planejado, deve-se ter em mente um projeto adequado para fixar o recipiente em atenção a NR, as caldeiras devem ter seu local apropriado e reservado juntamente com seus procedimentos de situação emergencial e procedimentos de segurança. Os profissionais envolvidos nessa instalação devem cumprir os itens e aspectos de segurança, juntamente com a saúde e meio ambiente todos necessários para uma boa funcionalidade. O registro da instalação deve constar plantas, desenhos bem calculados em um relatório entregue pelo profissional. Em áreas descobertas, a caldeira terá alguns requisitos a ser seguido para sua instalação como; se mantiver com distância de aproximadamente três metros de outros equipamentos e reservatórios de combustão, propriedades e vias públicas.

Outra norma importante do Manual de Caldeiras e afins são;  disponibilidade de duas ou mais obstruções de saída, limpas e reservadas em vertentes distantes. As caldeiras devem dispor de passagem práticas e seguras para qualquer eventualidade, Sistemas de absorção e projeção de gases e partículas derivas da combustão. A iluminação deve se ater as normas assim como sistema emergencial de alarmes e faróis. Para saber mais sobre Caldeira e Vasos de pressão, confira o curso.

Inspeções em caldeiras e vasos de pressão

Para que a inspeção em caldeiras seja realizada com sucesso e maior responsabilidade deve ser realizada anteriormente a seu funcionamento. No ambiente do exercício os responsáveis deverão devendo administrar exames internos e externos, alguns testes como o hidrostático e de acumulação para uma melhor averiguação. A caldeira após completar vinte e cinco anos de utilidade deverá passar por inspeções sequenciadas submetidas à rigorosa averiguação de sua capacidade e rigidez. Essa avaliação de integridade determinará a sua permanente atividade com avaliações e novos prazos para inspeção.

Essa avaliação de segurança deverá ser procedida por um Profissional Habilitado ou inspetores de equipamentos, ao findar de cada inspeção um relatório deverá ser aberto com todas as vistorias necessidades e afazeres para ter-se como documento.

 

 

 

 
laudonr13