Manter uma inspeção adequada em caldeira e vasos de pressão é fundamental para a segurança no decorrer da vida útil do equipamento. Pode haver ocorrência de grave risco e caso não seja atendimento aos prazos estabelecidos nesta NR. A NR 13 assegura todos os trabalhadores envolvidos na manutenção e operação de caldeira, segundo as normas de segurança, a inspeção deve se iniciar com os recipientes zerados e novos, antes de sua primeira atuação. Essa operação deve receber exame interno e externo juntamente com o teste hidrostático e de acumulação.
A inspeção segura se dá com exames internos, externos e teste hidrostático minuciosos, realizados na área permanente da caldeira, pois é importante e necessária a fiscalização posterior ao transporte devido ao comprometimento e integridade do recipiente exposto a desgaste com a movimentação até seu posicionamento fixo. O teste de acumulação também deve ser realizado em conformidade com normas técnicas vigentes seguindo as recomendações e documentações da caldeira e de seus fabricantes, consequentemente as válvulas de segurança devem estar em conformidade com procedimentos estabelecidos por profissional habilitado. Confira sobre cursos de caldeira e se qualifique!
Prazos de Inspeção
De acordo com a Norma regulamentadora a inspeção de segurança e detalhada, realizada por fiscalização interna e externa, deve ser efetuada nos prazos máximos de doze meses para caldeiras das categorias A, B e C, os mesmos doze meses para caldeiras de recuperação de álcalis de outra categoria, vinte e quatro meses para recipientes da categoria A, se dentro desses doze meses sejam avaliadas as pressões das válvulas de segurança e quarenta meses para caldeiras tidas como especiais seguindo a norma do item 13.5.5. da NR.
A validade da inspeção de segurança e técnicas a serem utilizadas na caldeira deverá ser definida pelo profissional habilitado, seguindo o manual do histórico da caldeira e das normas técnicas vigentes. O período definido pelo profissional levando em conta sua experiência deve ser considerado máximo sem a menor possibilidade de ultrapassar o tempo para a próxima revisão. Toda empresa deve cumprir as regras de segurança e capacitar seus operadores a tal função com responsabilidade e competência.
Funcionamento da caldeira
As caldeiras que geram vapor, com o decorrer dos anos foram se modificando e se tornando cada vez mais fáceis e menos perigosas de se operar, devido à tecnologia esses recipientes contam com ajuda de travas e dispositivos que protegem o operador seguindo as normas. A caldeira é um recipiente importante na área industrial e tema função de produzir vapor através do aquecimento da água. O vapor serve para alimentar máquinas térmicas, esterilização de materiais distintos, na calefação ambiental e muitas outras utilizações.
Por sua capacidade de carregar grande volume de água, é bastante utilizada em cargas flutuantes em locais necessitam mais dessa vaporização. A caldeira a vapor é de grande porte, instalação simples e por ser de baixo custo é uma das favoritas no mercado. Sua pressão é limitada em até 2,2 MPa devido ao fato de que seu corpo necessita de chapas de vasos de pressão cilíndricos, tornando mais proveitoso distribuição da água em diferentes vasos menores.