O nome popular dos equipamentos geradores de vapor é dado como caldeira, sua função tem sido vasta e muito bem aceita no ramo industrial e também na produção de energia elétrica nas conhecidas centrais termelétricas. Toda atividade que necessita de vapor para seu desempenho a caldeira realiza com total comprometimento devido sua capacidade água em grandes quantidades. Esses grandes recipientes formadores de vapor podem funcionar com pressões altas da pressão atmosférica, realizando a maioria das aplicações industriais com capacidade de vinte vezes mais para a produtividade de energia elétrica, podendo alcançar números bem superiores devido a sua eficácia. Devido essa grande capacidade operante, os riscos são bastante preocupantes em sua operação, essas caldeiras devem ser vistoriadas adequadamente no prazo indicado por um profissional.
O funcionamento das caldeiras consiste em alguns aspectos e conceitos como a termodinâmica diretamente na operação de Caldeiras, os tipos e classificação das caldeiras e seus instrumentos principais, os riscos de explosões, o tratamento da água de caldeiras e muitas outras, todos os conceitos empregados devem seguir rigorosamente a Norma Regulamentadora Nº 13. Como já foi dito, as caldeiras representa lucratividade de capital para as indústrias, entretanto se faz necessário sua operação segura com o devido treinamento e capacitação de operadores, algumas falhas em práticas mal estabelecidas podem ser fatais, a segurança no local deve ser priorizada.
Conceitos principais de gases da caldeira
As caldeiras possuem substâncias de diferentes fases em sua atuação e são denominadas como fase sólida, fase líquida e a fase gasosa, definindo-as em várias porções homogêneas de matéria. Cada fase dos gases se caracteriza por uma especificidade como na fase gasosa e muito utilizada à substância ganha o nome de vapor, tal elemento quando se aproxima de um estado em que parte da mesma pode então se espessar. O desempenho da pressão como volume e temperatura obtém o resultado dos gases perfeitos realizada expressamente pela equação pv = RT para o vapor. O vapor é classificado como um gás real e essa equação pode se tornar complexo ao explicitar seu r comportamento.
O comportamento dos gases reais é muito complexo para utilizarem-se inviabilizando de forma rápida os seus usos, por isso utiliza-se essas aplicações na engenharia em diagramas e com tabelas termodinâmicas para as diferentes fases das substâncias. Nas fases líquida e gasosa são apresentados variados valores das propriedades termodinâmicas empregadas na caldeira para realizar tal processo. É importante ressaltar que o vapor d’água é utilizado como agente que locomove a energia em diversos processos industriais e nas centrais termelétricas. A produção inicial de vapor em uma caldeira, primeiramente todo o calor fornecido a água aquecida com o combustível aumentando sua temperatura, o calor associado à mudança de temperatura da água recebe o nome de calor sensível, o calor é fornecido à água aumentando a pressão junto com a temperatura até que aconteça a abertura da válvula de segurança iniciando seu processo funcional. Conheça o curso de operador de caldeira para saber mais sobre essa função quem vem crescendo no país.
Segurança em caldeiras
O projeto e fabricação de caldeiras devem obedecer às recomendações explicitadas por normas técnicas, A segurança nos trabalhos realizados em caldeira é de extrema importância, são realmente notáveis os riscos que ao longo da vida útil da caldeira pode oferecer além de apresentar alterações acentuadas na estrutura dos materiais independente da ação como corrosão, por exemplo. A exposição demasiada desse material ao superaquecimento pode constatar provável risco de acidente e tende a aumentar na proporção que minimiza a tensão admissível do material e a espessura de sua parede.
Para que a segurança seja preservada, todo equipamento deve receber atenção permanente, empregando critérios de correção com simplificação modificando-se a pressão de trabalho da instalação. É importante ressaltar a possibilidade de acidentes ligados não apenas com uma eventual explosão do equipamento, mas também com incêndios, choques elétricos e intoxicação. Os casos apontados com maior frequência envolvendo a explosão de caldeiras podem estar no aumento da pressão acima da pressão máxima de trabalho permitida PMTP.